Sobre os grupos

Breve Histórico

Nos idos de 2008 e 2009, o Curso de Filosofia, na ocasião sob a coordenação do Prof. Dr. Pe. Edélcio Serafim Ottaviani, preocupado em instaurar uma cultura de pesquisa no Centro Universitário Assunção – UNIFAI, em comunhão com os elementos humanistas da formação cristã que caracteriza a referida instituição, criou os “grupos de estudo” com a colaboração de alguns membros do corpo docente, sobretudo do Núcleo Docente Estruturante. Esse foi o “primeiro passo” de uma longa caminhada, cujo resultado pode ser, atualmente,  avistado. A formação dos “grupos de estudo” que, naquele momento, se concentrava em algumas áreas, a saber, Filosofia & Religião e  Filosofia  & Educação, contou com a participação de um expressivo número de alunos que, interessados em expandir seus conhecimentos, abraçaram a ideia e passaram a integrar os grupos. Prodigioso resultado foi obtido já nos anos vindouros, por meio da produção científica de qualidade, isto é, através de alguns artigos elaborados pelos alunos, sob a orientação de seus professores.

Nos anos de 2009 e 2010, sob a coordenação do Prof. Ms. Willian Steinle, os grupos continuaram atuando e a produtividade marcou o biênio, porém, já discutia-se sobre algumas medidas no sentido de aprimorar o projeto e estimular, entre os alunos, a produção acadêmica. Naquela ocasião, a criação de um blog, vinculado ao site do UNIFAI, foi cogitado, com vistas a agilizar as atualizações e a interação com os alunos e docentes.

Em 2011, já sob a coordenação do Prof. Ms. Sidnei Ferreira de Vares, o blog foi enfim criado e também  foram redefinidas as linhas de interesse dos “grupos de Estudo” com o intuito de ampliar a participação dos alunos do Curso de Filosofia do UNIFAI. Mais do que uma ideia, atualmente esse esforço é uma REALIDADE. Cumpre então perguntar: o que são os “grupos de estudo” ? Como estão estruturados?

Os “grupos de estudo” são parte do Projeto de Extensão do UNIFAI e dirigem-se aos alunos, ex-alunos, bemo como a todos os interessados no aprimoramento dos estudos e da pesquisa durante a graduação com vistas a realização tanto do trabalho de conclusão de curso, quanto ao ingresso na pós-graduação. Atualmente esses grupos têm como foco os fenômenos sociais que interferem na vida comum, do qual se depreende três eixos temáticos, a saber, (a) religião & sociedade, (b) educação & sociedade e (c) política & sociedade.

A primeira destas linhas de pesquisa, religião & sociedade, tem por objetivo analisar as complexas relações entre o fenômeno da religiosidade e a vida social, procurando explorar a importância da religião para além da experiência individual. A segunda linha, educação & sociedade, tem por escopo analisar os processos pedagógicos com vistas a compreender a importância da educação formal e informal para a formação do indivíduo e do cidadão. A terceira e última linha, política & sociedade, visa, sobretudo, analisar o fenômeno da política e o modo como este insere-se no campo social. Como essas três linhas de pesquisa, acredita-se piamente na possibilidade de abarcar mais interessados, pois, sem dúvida, trata-se de uma ampliação significativa em relação ao estudo dos múltiplos campos de conhecimento humano. Em vigor desde de 2011, essas linhas de pesquisa têm atraído a atenção dos alunos de vários cursos. Atualmente, temos grupos de estudo formado por alunos de áreas distintas, como História, Filosofia, Serviço Social e Pedagogia. Esse hibridismo é, indubitavelmente, fundamental para o enriquecimento das discussões e para o desenvolvimento do próprio projeto, pois permite a análise do fenômeno a partir de pontos distintos.

Todos os alunos da graduação do UniFAI podem participar, bem como ex-alunos e convidados externos. Para tanto, devem dirigir-se aos professores orientadores e adequar-se aos respectivos projetos de pesquisa, incluídos num dos eixos-temático anteriormente mencionados, acatando as datas e horários dos encontros previamente estipulados pelo professor-orientador. Lembramos que a responsabilidade pela participação nos encontros, bem como pelas leituras indicadas e a produção acadêmica coordenada pelo professor orientador é inteiramente do aluno, de tal modo que a ausência ou negligência quanto às regras estabelecidas pode resultar em sua exclusão do projeto. O objetivo primacial dos grupos de estudo é inserir o aluno no universo da pesquisa e da vida acadêmica, no qual o rigor, o critério e o esforço implicam em requisitos imprescindiveis para o desenvolvimento do trabalho filosófico e científico. Dai a importância da produção acadêmica, na forma de resumos, resenhas, artigos e papers, segundo as orientações da ABNT. Ao término, o aluno receberá o certificado de participação, constando as horas referentes a sua permanência no projeto, além de ter seu trabalho publicado no blog vinculado ao site da instituição.

——————————————————————————–

 Estatuto dos grupos de estudo unifai

I. Sobre a participação do aluno

A. Todo aluno do Curso de Filosofia do UniFAI, assim como ex-alunos e convidados externos (com a devida autorização), podem participar dos grupos de pesquisa;

B. A participação do corpo discente, porém, fica diretamente sob a responsabilidade do professor-orientador;

C. O interessado deve entrar em contato com um dos professores orientadores no ano corrente e perdir ao mesmo as informações concernentes ao projeto disponibilizado;

D. As faltas constantes por parte do aluno podem resultar em sua exclusão do projeto;

E. O não cumprimento dos deveres estipulados pelo orientador, tais como leituras, elaboração de resumos, resenhas, artigos, pode resultar na exclusão do aluno do projeto.

II.  Da responsabilidade dos professores orientadores

A. Cabe aos professores interessados a disponibilizar linhas de pesquisa para a efetivação de grupos de estudo enviar o projeto, segundo a estrutura oficial exigida, ao coordenador geral dos grupos;

B. As linhas de pesquisa devem se enquadrar seus projetos às delimitações impostas pelo regimento (ver Breve Histórico dos Grupos de Estudos UNIFAI), enquandrando-os em uma das respectivas orientações temáticas;

C. Uma vez disponibilizado o projeto, cabe ao professor orientador divulgar junto ao corpo discente o número de vagas abertas, bem como selecionar os alunos interessados em acompanhá-lo;

D. Os critérios de seleção serão estabelecidos pelo professor orientador, de tal modo que é dele, e somente dele, toda a responsabilidade no que concerne à escolha dos alunos interessados em acompanhá-lo;

E. As datas e horários dos encontros, bem como o método de trabalho empregado, serão estipulados pelo professor orientador, de tal modo que cabe ao aluno seguir as prerrogativas anunciadas e/ou acordadas.

8 opiniões sobre “Sobre os grupos”

  1. Geovani Luna disse:

    Gostaria de saber se alunos de fora do Unifai podem fazer o curso. Eu, por exemplo, sou aluno de Gestão de Políticas Públicas, da Universidade de São Paulo (USP) e estou interessado em participar dos grupos, por influencia da minha mae que é estudante do Unifai no curso de filosofia.

    • Prezado Geovani, seria conveniente que procurasse o professor responsável pelo grupo escolhido para que este fizesse a apreciação da situação. Particularmente não vejo problema algum. Contudo, como os grupos são responsabilidade do professor orientador, cada qual tem seu esquema. A propósito, qual foi o grupo ou tema que lhe interessou? Abraços fraternos, sidnei vares.

  2. gostaria de saber se existe alguns grupos de estudos que tenham o seu hotário no decorrer da semana, ou no sábado a tarde.
    Ivaneide Cruz – I semestre de Filosofia do Unifai.

    • Prezado, meu grupo sobre Durkheim se reune aos sábados a tarde. Não são todos os sábados. Geralmente nos reunimos uma ou duas vezes por mês, depedendo do que for acertado com os outros membros do grupo. Se tiver interesse me procure na sexta a noite na sala dos professores para acertarmos, ou entre em contato com o tel. 76690455. Abraços Sidnei.

  3. Lívia Oliveira disse:

    Boa Tarde Professor Sidnei, tenho interesse por grupos sobre os assuntos de Religião, Sociologia e Psicologia, por acaso eles existirão no período da tarde neste ano de 2013?? Obrigada Lívia

    • Prezada Lívia, os grupos de estudo seguem os temas propostos pelos professores a cada ano, neste ano de 2013, os grupos oferecidos são estes e, dificilmente, haverá alterações quanto aos temas, que estão discriminados no blog. Se, por um acaso, você se interessar por algum deles, basta escrever para o professor responsável pela linha oferecida. Qualquer dúvida é só entrar em contato, teremos imenso prazer e ajudar. Sidnei.

  4. Prezado Prof. Sidnei, me desculpe pela demora, meu interesse no grupo de estudo é exatamente que o Sr. está lecionando, há vagas disponíveis ainda? desde já muito obrigado

    • Puxa, fico muito feliz. Vou lhe dar meu telefone você me ligue e eu explicarei como e quando nos reunimos. Meu grupo atualmente é formado por 4 pessoas, contando comigo. 976690455. Se puder ligue de tarde, a partir das 17:00. Abraços fraternos. Sidnei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s